domingo, 7 de maio de 2017

Auto estima

Ás vezes ouço as pessoas dizerem que não tem auto estima. Todos nós a temos, a única diferença é que  temos baixa ou alta/elevada auto estima.
O próprio nome já diz, auto estima significa estimar, gostar, apreciar a si mesmo.
Principalmente no caso das mulheres,  fala-se muito de mudar o visual para elevar a auto estima.
Porém  na maioria das vezes uma  simples visita ao salão provocará uma satisfação temporária e logo o problema aparecerá novamente.
Aparece de novo porque sua origem é interna, podendo estar  até na infância. É um sentimento que pode variar desde uma intensidade mais simples até a mais complexa.
Alguns fatores que podem causar baixa auto estima no futuro são:
1.  Frases negativas e/ou comparações constantes que ouvimos de pais e professores.
2. Acontecimentos traumáticos que presenciamos e não pudemos ajudar ou mudar.
3. Violência/abuso sexual  em qualquer fase da vida.
4. Perdas nas relações amorosas ou sentimentais.
5.  Ser constantemente ignorado na infância e em outras fases da vida.
É um sentimento difícil de perceber  porque ele pode estar camuflado entre atitudes que aparentemente seriam normais. Um exemplo é a pessoa que é indelicada com os outros, no fundo ela pode estar apenas tentando não demonstrar ou inconscientemente esconder de si mesma que na verdade tem uma baixa auto estima.
Outro exemplo seria a pessoa que está sempre preocupada com o visual de uma forma extrema e nunca está satisfeita com os resultados que são perfeitos! Essa pessoa pode  ter uma auto estima tão baixa que tenta sem sucesso por meios externos se sentir melhor.
De novo, os casos acima são apenas exemplos! Para ter certeza  é necessário uma análise pessoal da vida da pessoa, de preferências desde a infância.
Vivemos em um mundo competitivo demais e para nos sairmos bem por aqui, é muito importante que  primeiramente tenhamos estima, amor, carinho por nós mesmo. Já é um ótimo suporte para nossas vidas.
Com auto estima elevada, tem-se mais facilidade em se levantar quando caímos. Os problemas cotidianos são enfrentados de forma mais segura e mesmo quando perdemos não esmorecemos.  Continuamos pela vida ganhando, perdendo, caindo e levantando sem desanimar.
É possível elevar a auto estima com técnicas terapêuticas. E você também pode ter pequenas atitudes que ajudam:
1.  Se reconhece a baixa auto estima procure saber onde ela começou e porque.
2. Use diariamente frases positivas  que mostrem o contrário do que você acreditou até hoje. Ex: Lhe disseram que você não é  inteligente. Use frases  como “Sou inteligente” ou “Entendo que é bom apreciar e usar minha inteligência”.
3.  Faça coisas que você acha que não consegue. Ex:  Se tem medo de dirigir, faça aulas de direção. Se  é mais agressiva, experimente ser mais tranquila. Se é muito passiva e aceita tudo mesmo que não goste, experimente dizer não!
4.  Onde estão suas qualidades físicas? Valorize aquilo que você mais gosta em você fisicamente.
5. Faça o mesmo com suas qualidades  pessoais (bondade, companheirismo, disposição em ajudar,  discrição etc). Valorize-as!
É importante praticar sempre, dia a dia e não desistir quando algo negativo aparecer.  Lembre-se sempre que outros podem ter lhe dado ideias sobre você que não são verdade. Lhe deram, mas somente você tem  o poder de mantê-las consigo ou não.

Um abraço é todas!

Um comentário:

  1. Adorei principalmente a última frase depende de nós aceitarmos ou ñ o que os outros falam a nosso respeito

    ResponderExcluir