terça-feira, 16 de maio de 2017

Somatização

Quando a mente transforma  problemas emocionais em doenças ou desconforto físico chamamos de somatização.
Nossa mente é tão complexa que se fossemos estudá-la a fundo nos surpreenderíamos com tudo que ela é capaz de realizar. Ela funciona de acordo com nossos desejos tanto consciente como inconsciente fazendo tudo que queremos ou desejamos, quer saibamos ou não. É como um servo que faz aquilo que mandamos  sem questionar se é bom ou ruim, se é certo ou não, apenas executa.
Muitas pessoas tem dificuldade em reconhecer os próprios sentimentos  e saber exatamente o que querem vivenciar em vários setores da vida. Ou então sabem o que querem mas não vão á frente, contrariando ou até ignorando aquilo que realmente desejam.
Pode-se viver assim por muito tempo, mas chega uma hora que a própria mente da pessoa começa a se manifestar numa tentativa de nos dar aquilo que nós bem lá no fundo desejamos.
É  nesse ponto que pode  aparecer  a somatização no corpo físico em forma de desconfortos como dores de cabeça, problemas estomacais,  febres, dores nas costas, insônia, taquicardia, alergias.... a lista é enorme.
Diante de qualquer  sintoma físico desagradável deve-se procurar um profissional da saúde sempre a fim de  tratar devidamente o que for necessário.
Porém, em casos onde o profissional descartou qualquer problema físico mas o desconforto persiste é importante analisar a situação mais a fundo a fim de detectar uma possível somatização.
Existem casos muito interessantes onde a mente obedecendo á nossos desejos mais íntimos faz com que não tenhamos que enfrentar algo através de um transtorno físico, vejam:
- Desmaiar diante de uma situação desagradável pode ser uma fuga á realidade daquele momento.
- Alergias de pele pode ser irritação com pessoas próxima que estão (na  opinião da pessoa) de alguma forma atrasando o desenvolvimento pessoal dela.
- Labirintite pode ocorrer em pessoas que tem muitos problemas emocionais agindo ao mesmo tempo. A pessoa se sente confusa, não sabe como fazer ou resolver todos os conflitos e entra em desespero. Sente-se responsável pelos problemas alheios e os acumula junto com os próprios problemas.
- Insônia pode ocorrer em pessoas que remoem  o passado e temem pelo futuro. Não acreditam que tudo pode dar certo. Acontece com mais frequência em pessoas pessimistas ou inseguras.
São apenas alguns casos, nossa mente é capaz de gerar qualquer situação!
A somatização  pode ocorrer em qualquer idade.  Presenciei  muitos casos e destacarei dois deles.
Um foi de uma criança ainda na pré escola. Ela não gostava da professora de forma alguma desde o primeiro dia de aula e deixou isso bem claro. Ficou mais tranquila quando foi dito que ela não precisava gostar de todas as pessoas, mas deveria sim respeitar a todos igualmente. Porém, durante um ano inteiro, essa criança ficou severamente doente, praticamente todos os meses do ano. Eram na maioria problemas de  garganta e estomacais. Estava literalmente muito difícil de engolir a professora e ela mostrava isso com crises de vômito (tudo que tinha “engolido”) e garganta inflamada (para não falar o que  pensava sobre a professora!).  Ficava dias em casa ou internada e consequentemente livre da escola. Os pais deixaram que ela prosseguisse até o final  porque a criança se sentia muito bem com outros professores(auxiliares  e esportes)  e amiguinhos, queria continuar naquela turma pelas pessoas que gostava. 
Desde o início deste ano está mais saudável, afinal, ela adora a nova professora. A conexão foi imediata e a própria segurança e amor á profissão da nova professora chega energeticamente até a criança lhe dando segurança e passando confiabilidade.  
Outro caso é de um homem que nas poucas vezes em que se dispôs a levar sua esposa e filha para fazer compras ficou severamente doente. Foram 3 vezes ao longo de uma vida. Depois do trabalho, ele esperava por elas em frente á loja onde deveriam comprar e quando elas chegavam ele estava sentado na calçada com a pressão baixíssima  quase desmaiando. Preferia voltar para casa já que não gostava muito de ir ao médico. A pressão voltava imediatamente ao estado normal sempre que chegavam na rua da casa, isso em todas as 3 vezes.
Nosso corpo físico pode nos dizer muitas coisas que precisamos saber através de males ou desconfortos  constantes. Se algo aparece com frequência seria interessante parar e ouvir.

* Esse texto tem apenas caráter informativo e não tem a intenção de provocar interrupção de nenhum tratamento médico. Bom senso sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário