terça-feira, 30 de maio de 2017

Por que não dá certo?

Todos sem exceção deveriam ao menos uma vez na vida se ocupar com o próprio lado emocional pelo simples fato de sermos muito mais do que apenas um corpo físico.
Ouço muitas pessoas dizerem que não tem problemas, ou que estão muito bem e equilibradas. Então com apenas alguns minutos de conversa normal, percebe-se que a pessoa assim como muitas  carrega conflitos, emoções mal resolvidas ou medos. E se temos a oportunidade de saber mais, vemos que há uma incoerência entre o que a pessoa diz e realmente é ou vivencia.
As pessoas querem se relacionar afetivamente, querem que tudo dê certo, mas não querem  fazer todo um trabalho muito necessário de refinamento  das emoções.
A mesma atenção que se dá á detalhes físicos e estéticos antes de encontrarmos alguém que gostamos também deveria ser dada aos nossos sentimentos, deveríamos ser belas (os) também nas emoções. 
O impacto disso é muito grande, a pessoa não vê, mas sente o que você é internamente e mesmo que de forma inconsciente, reage de acordo.
Cada um tem o poder do livre arbítrio então permite-se que seja exatamente como a pessoa quer. Porém mais cedo ou mais tarde a pessoa terá que confrontar todos os seus conflitos e suas consequências, quer saiba ou não, quer queira ou não. É, o livre arbítrio não é tão permissivo como se acha. Ele tem fronteiras que não são ultrapassadas de jeito nenhum!
Um exemplo interessante é de alguém que aceita ajuda emocional mas se recusa a ver os próprios erros quando estes se mostram através do outro ou não entende que  a raiva ou inveja que carrega são barreiras destrutivas contra o próprio crescimento.

Aceitar ajuda emocional é o primeiro passo para nosso próprio benefício. Porém existe um segundo passo igualmente importante  que só a pessoa pode dar, ninguém pode fazer isso para ela se ela não quiser realmente. É ver, entender e eliminar aquilo que temos de mais prejudicial, nosso lado mais obscuro. Tão obscuro que temos até medo de vê-lo. Se a pessoa consegue fazer isso,  todo resto flui como as águas de um rio. E todos os problemas  poderão ser amenizados ou resolvidos. Aí sim, pode-se dizer que está dando certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário