sábado, 20 de maio de 2017

Amor e química

O que acontece quimicamente com o  cérebro quando  amamos?
Helen Fisher da Universidade Rutgers (USA) acredita que existem 3 estágios para se chegar ao amor: luxúria, atração e apego. Segundo ela, cada um deles é conduzido por diferentes tipos de hormônios.
O primeiro estágio (luxúria) é conduzido pelos hormônios sexuais testosterona e estrogênio tanto em homens como em mulheres.  Logo a primeira emoção que nosso cérebro produz quando nos interessamos por alguém é sexual, mesmo que não saibamos.
O segundo estágio (atração) é quando neurotransmissores como dopamina, serotonina e adrenalina  entram em ação. Cada um deles com funções específicas:
- Dopamina: Estimula a sensação de desejo-recompensa desencadeando uma corrida ao prazer. Isso significa que desejamos cada vez mais estar junto da pessoa porque sabemos que teremos sensações boas que muitas vezes não sabemos explicar. Isso também explica porque fazemos tanto sexo logo no início de uma relação amorosa e também nos sentimos mais felizes.
- Adrenalina: É responsável pelos efeitos físicos que experimentamos ao lado de alguém que amamos. Boca seca, suor, excitação e coração acelerado são formas de perceber que a adrenalina está agindo.
- Serotonina: Está ligada ao prazer e a felicidade. Ela melhora o humor em um estado geral. Gera a vontade incontrolável de estar com o parceiro.
No terceiro estagio(apego) cria-se o vínculo entre o casal. Nessa fase os cientistas acreditam que os hormônios oxitocina e vassopresina estão em ação.
- A Oxitocina: é o hormônio liberado por homens e mulheres durante o orgasmo.  Esse hormônio quando liberado estreita o sentimento de apego fazendo com que o casal se sinta mais próximo um do outro depois da relação sexual. Teoricamente quando mais se faz sexo com a mesma pessoa mais vínculo se tem.
- Vasopressina: Outro hormônio importante quando se fala de relacionamento á longo prazo é liberado após o sexo. Está presente nas relações calmas e duradouras.
Todos esses hormônios e neurotransmissores são apenas alguns dos muitos que fazem com que tenhamos ações e reações não só em relacionamentos  afetivos mas também em outras áreas da vida. Conhecer e entende-los é o mesmo que entender o porque de certos pensamentos, emoções e sentimentos que temos facilitando e muito não só o auto conhecimento como também possíveis conquistas amorosas de sucesso. 

Um abraço á todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário