segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Relacionamento inter-racial

Um casal formado por 2 raças diferentes é chamado de inter- racial.
A quantidade desses casais no Brasil é muito pequena se compararmos com os Estados Unidos por exemplo, mas segundo o Professor Kaizô Beltrão o número aqui no Brasil cresceu  nas últimas décadas.
A formação racial do brasileiro está longe ser apenas aquela que aprendemos na escola. Temos desde negociações entre Brasil e Europa que facilitava a entrada de europeus de diversas regiões até as imigrações forçadas ou programadas de diversas raças.
Portanto, o próprio brasileiro já vem de relações inter-raciais do passado, de séculos atrás e é claro que essa mistura permanece presente no DNA de cada um.
Isso explica por exemplo porque em uma única família pode haver diferentes tons de pele, texturas de cabelo e cor de olhos.
Então sabendo disso, porque nos impressionamos cada vez que vemos um casal onde um é mais branco do que o outro juntos? Porque ainda somos preconceituosos? Porque ainda deixamos que velhos e ultrapassados paradigmas e crenças sobre o ser humano ainda ditem as regras?
A questão das crenças e como fomos educados dá as respostas para as questões acima.  A postagem "Preta preta pretinha" dá alguns exemplos de como se cria uma crença ou mentalidade.
E por fim, não se trata de ser inter-racial ou não, se trata de ser um relacionamento humanizado e com muito amor, independente das aparentes diferenças físicas.
Aparentemente o humano ainda não está preparado para essa verdade pois ainda existe a desaprovação, surpresa, indagação e outras reações negativas quando se vê um casal inter-racial.
A fotógrafa Donna Pinckley registrou algumas das reações nos Estados Unidos, nada tão diferente do Brasil e outras partes do mundo . Veja a série de fotos aqui.
Muito bom para repensar aquilo que fazemos e falamos no dia á dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário