sábado, 5 de novembro de 2016

Violência emocional

Além da violência física que já foi abordada aqui, existe a violência emocional. Ambas são altamente destrutivas e traumáticas para as vítimas.
Considero a emocional tão ruim quanto a física porque ás vezes nem percebemos que ela existe, afinal ela chega devagarzinho, aos poucos, dia após dia.
É muito comum entre casais e de tão comum muitas vezes a mulher não percebe que se trata de uma violência sim, ela acha que é normal ou até se sente aliviada. É comum ouvir frases como  “ele é uma pessoa nervosa, mas nunca me bateu”.
A primeira vez que eu acordei para essa realidade foi no exterior. Fomos convidados para jantar na casa de um casal inter-racial, ele europeu ela sul africana. Cada vez que ela participava da conversa, ele interrompia com uma expressão quase de nojo misturada com desaprovação, dizia ”não nega, não é isso”!
Me incomodei com aquilo e perguntei se era sempre assim. Ela disse que sim, que ele era assim mesmo. As piadinhas dele sobre negras iam além, ele não parava!
Depois de quase uma hora pedi para irmos embora, não dava mais para ouvir aquilo!
Isso é só um exemplo. Existem muitas formas de denegrir alguém usando as palavras e os motivos são variados e estão ocultos na personalidade do parceiro.
Marshall Rosenberg disse em uma palestra que nunca devemos perguntar o que o outro pensa (de verdade) sobre nós, nós não gostaríamos de saber a verdade.
Portanto, todos nós temos nossos pensamentos e emoções que ás vezes de tão fortes, ocultamos até de nós mesmos. Por isso ou assustamos quando alguém como o europeu do fato acima se expressa, ou então fazemos de conta que está tudo bem, como a esposa sul africana.
Se o seu parceiro usa expressões negativas contra você mesmo que de brincadeira dê um pouco mais de atenção para isso e veja o que está por trás.
Também existe o parceiro que tenta ter o controle sobre as emoções do outro, então ele acha uma motivo (irreal para você  mas real para ele) para te deixar triste ou desequilibrada em uma festa ou depois de um dia feliz para você.
Ou ainda aquele parceiro que através de atitudes verbais ou não verbais te mostra que você não é atraente, importante ou boa para ele como as outras são.
Isso também é violência porque se você permitir que continue, pode mexer e muito com o seu emocional de forma negativa.
Ultimamente a música também tem contribuído para essa forma de violência. Basta ouvir as mais populares onde a mulher é descrita por expressões que nem dá para colocar aqui nesse blog. E são um sucesso!
Fingir que está tudo bem ou aceitar essa coisas como normais é o mesmo que concordar com a coisa. Portanto veja se você prefere concordar e sofrer as consequências emocionais ou se você confronta o problema e eventualmente sai dele. A decisão é sempre sua porque o outro já fez a escolha dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário