sábado, 5 de novembro de 2016

Livre arbítrio

Livre arbítrio é: possibilidade de decidir, escolher em função da própria vontade, isenta de qualquer condicionamento, motivo ou causa determinante.
Esse termo é muito usado em várias religiões, na psicologia e outros.
Simplificando é o poder que todos temos de fazer aquilo que queremos porque acreditamos ser o certo.
Não podemos interferir no livre arbítrio de ninguém, basta analisar as suas experiências e você verá que é assim.
Um bom exemplo é esse blog. Aqui tento ajudar a quem quer ou precisa de ajuda, mas se a pessoa não concorda com o conteúdo, ou acha que não tem problemas, ou não quer confrontar os problemas que tem eu não posso fazer nada. Minha parte que é colocar a informação foi feita, forçar uma pessoa a seguir o que está aqui já é uma violação de seu livre arbítrio, não vai fazer bem nem para mim e nem para a pessoa.
Jesus fez um monte de recomendações que conhecemos muito bem, mas ele não procura cada ser e exige que suas recomendações sejam seguidas ao pé da letra. Ele conhece como ninguém o livre arbítrio e o respeita.
Todo mundo tem que evoluir, essa é uma das muitas leis que rege o Universo. Mas cada um tem seu tempo porque somos seres com graus de evolução diferentes vivendo juntos.
Parece uma bagunça, mas é perfeito!  O ódio do outro pode despertar em nós a compaixão, ou talvez a gente pare para pensar que o outro nos odeia porque temos algo de negativo em nós, e resolvemos mudar. Ou morar no exterior seja o único jeito de sair da superproteção dos pais e aprender a andar com as próprias pernas, mesmo que esse aprendizado seja doloroso. Tudo isso é evolução, crescimento. Não precisa ser doloroso, mas na maioria das vezes é porque não entendemos de imediato o que está acontecendo. E ao invés de crescer, sofremos.
Quando exigimos, brigamos para que o outro faça o que queremos, nos desgastamos emocionalmente, ficamos cansados de tanto falar e nos desequilibramos. E o outro não muda (e nem vai se não quiser)!
Então deixar o livre arbítrio do outro ás vezes é fundamental para nossa própria saúde emocional.
Claro que tem regras, limites, nós não vamos deixar que alguém se mate por exemplo, ou que mate o outro. Se não pudermos tentar impedir o ato, falaremos, argumentaremos, tentaremos mostrar que não é correto. Mas até nisso o livre arbítrio funciona. Se a pessoa não quiser, ela não vai ouvir e vai se matar.
Aí entra as consequências! Todo livre arbítrio gera uma consequência que é responsabilidade da pessoa, seja bom ou ruim. É a lei mais poderosa do Universo, uma lei da Física que diz que toda a ação tem uma reação. E disso ninguém escapa, afinal, mesmo nessa aparente bagunça, tudo tem sua lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário