quinta-feira, 27 de abril de 2017

Terapia da música 5

Paixão

Uma das definições de paixão é:  Paixão deriva do latim passio-onis e significa sofrer (!!!).
Para Platão, a paixão era a busca pelos desejos no mundo das sombras (ilusórios) esquecendo a busca e entendimento da realidade essencial.
Não precisamos de muitas explicações para entender que a paixão em relacionamentos  pode dar muito errado.
Quando apaixonamos, nos deixamos levar pelo sentimento arrebatador que gera e fechamos olhos e ouvidos á verdades e detalhes que nos são mostrados regularmente pelo parceiro.
Quando finalmente se esgotam os limites  somos forçados a ver  tudo que recusamos ver logo no início e isso é doloroso sempre. A culpa recai inevitavelmente sobre o outro, mas a responsabilidade  é nossa.
A paixão passa porque as taxas de substâncias químicas que a compõem caem com o tempo.
É aí que entra a música de hoje. Zeca descreve esses passos e o que acontece quando acaba. Ele pergunta onde está “o amor do inicio da paixão”, expressando a confusão de sentimentos que a paixão traz. Sabemos que a paixão e o amor são duas coisas bem diferentes. O relacionamento não foi para frente e mesmo assim ele sente saudade daquilo que já foi. E ao mesmo tempo reconhece que errou ao se entregar totalmente e achar que seria duradouro. Colocou ainda a própria felicidade na responsabilidade do outro ou da paixão. O sofrimento é visível e dá a entender que já dura um tempo.
A paixão não precisa ser evitada ou recusada porque através dela experimentamos sentimentos profundos, diferentes e muito intensos. E tudo que podemos experimentar de sentimentos é válido, é gostoso vivenciar. Deve-se apenas não confundir as coisas e nem se iludir, é curtir a paixão sabendo que ela acaba ou se transforma.
Se você se apaixonou e a pessoa não está mais com você é hora de aceitar que acabou assim como muitas paixões. Releia o parágrafo acima.
E se você  está com o parceiro , há uma boa compatibilidade entre vocês mas não há mais a paixão, entenda que chegou a hora de aprofundar no relacionamento, explorar outras áreas e situações novas, investindo talvez na química do sentimento mais profundo que é o amor.


Música: Cadê meu amor - Zeca Pagodinho
Letra: Leia aqui

Clique no play para ouvir

Nenhum comentário:

Postar um comentário