terça-feira, 21 de março de 2017

Ouvir X Escutar


Ouvir e escutar são palavras que aparentemente tem o mesmo sentido mas na verdade são totalmente diferentes em termos de significado e ação.
Ouvir está relacionado com a audição, é aquilo que os ouvidos captam.
Escutar  é o ato de ouvir com atenção, entendendo o que se ouve e trabalhando a informação que foi ouvida.
Ouvir ou escutar em uma situação de conflito pode ser o fator decisivo entre o  fim ou piora de uma discussão por exemplo. Se quem fala tem o ego muito evidente  ou dominante mesmo que o outro responda com  sinceridade a discussão continuará porque quem fala não vai escutar o que o outro disse. No exemplo abaixo uma pessoa não gostou de um comentário do outro e telefona para tirar satisfações.
Pessoa A: Fiquei sabendo do seu comentário sobre mim e não gostei! Você disse que eu sou preguiçosa!
Pessoa B: Não foi assim, eu disse que você não me atendeu á tarde porque provavelmente estava dormindo!
Pessoa A: Porque você me chamou de preguiçosa? Isso não é verdade!
Pessoa B: Eu sei! Não disse isso! Só disse que talvez você estivesse dormindo!
Pessoa A: Eu não sou preguiçosa! Quem é você para me criticar?
Pessoa B: Mas eu sei... eu só disse que....
Pessoa A: Preguiçosa é você!!!
Pessoa B: Está bem, mas eu não....
Como a pessoa A está muito irritada e com o ego á frente dessa discussão ela repete mais algumas “verdades” e desliga o telefone.
A pessoa B que já estava com problemas pessoais desaba e fica mais triste do que estava antes pois agora ainda foi confrontada com algo que não fez, não falou, não foi assim.
Como vocês viram, essa é uma das muitas consequências negativas que apenas ouvir pode gerar. Entramos ou somos colocadas em problemas que nem sabemos onde começou.
As pessoas tem personalidades muito diferentes, funcionam  de formas diferentes, raciocinam (quando o fazem!) de formas diferentes também. E justamente por isso precisamos escutar mais! Evitaria muitos problemas! Normalmente quem fala não tem ideia do que pode causar no outro e nem pensa nisso.
Em relacionamentos isso fica pior ainda. Quantas vezes um “ficante” diz claramente que não quer se envolver emocionalmente ou não quer nada mais sério e mesmo assim a mulher investe na relação ou faz de tudo para que ele mude de ideia! Ele já disse que não quer, mas ela apenas ouviu. Não escutou. E quando chegar a hora de confrontar a separação inevitável e já avisada anteriormente, ela fica  arrasada!
Ter a sensibilidade para escutar deveria ser a prioridade das pessoas, principalmente em relacionamentos afetivos e em casos onde a pessoa acha que está certa sempre.
As consequências de não fazê-lo são muito ruins e fazer a nossa parte que é escutar, nos pouparia de situações desconfortáveis no futuro.
Portanto, ouçam tudo, e escutem muito mais, vocês irão se surpreender com o que o outro tem a dizer. E se a surpresa não for aquilo que vocês gostariam que fosse, pelo menos estarão cientes á tempo de evitar dores maiores ou sentimentos de culpa ao perceber que foram injustas com o outro ou desatentas consigo mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário